Codec H.266 utiliza metade dos dados para transmitir em 4K

Codec VVC

A transmissão de conteúdos na Internet tem vindo a tornar-se cada vez mais banal na Internet, e sobretudo conteúdos com elevadas resoluções. Se 1080p eram o normal faz alguns anos, hoje a tendência passa para ir mais além dos 4K – apesar de isso também existir uma maior transmissão de dados.

A Fraunhofer, entidade alemã que desenvolver os codecs para H.264, H.265 e MP3, revela agora um novo codec que pode ajudar a reduzir ainda mais a necessidade de transmissão de dados na internet, sem perda de conteúdos e qualidade final nos vídeos.

O novo codec H.266/Versatile Video Coding (VVC) encontra-se desenhado especificamente para transmissões de vídeos em 4 e 8K pela Internet, reduzindo os dados consumidos pela transmissão em quase 50% quando comparado com as versões anteriores do H.265 HEVC.

Esta redução nos dados é obtida sem qualquer perda notória na qualidade dos conteúdos finais.

O codec foi desenvolvido com a ajuda de parceiros como a Apple, Ericsson, Intel, Huawei, Microsoft, Qualcomm e Sony. Este vai agora passar para uma fase de licenciamento na Media Coding Industry Forum (MC-IF), que pretende exatamente evitar alguns problemas de licenças que foram verificados com o H.264 faz mais de uma década.

Tendo em conta a importância deste codec para a internet em geral, a entidade pretende que o mesmo fique disponível num formato mais abrangente, e que possa ser integrado nas tecnologias atualmente existentes sem grande dificuldade.

Plataformas como o Netflix será as principais interessadas em integrar o novo codec, que assim poderão reduzir drasticamente a necessidade de largura de banda das suas infraestruturas sem que os clientes finais tenham perdas na qualidade dos conteúdos emitidos.

Conforme o desenvolvimento venha a ser mantido, espera-se que mais detalhes sobre o codec venham a ser revelados, com os primeiros testes públicos a serem capazes de ser feitos ainda durante este ano.