Facebook utilizou 86% de energia renovável em 2019

Facebook verde energia

Em meados de 2018, o Facebook criou a meta de atingir uma operação energética 100% renovável em todos os seus centros de dados até ao final de 2021, e de acordo com os dados mais recentes isso pode realmente estar muito perto de acontecer.

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da empresa, revelado durante o dia de hoje, o Facebook afirma que 86% de toda a sua energia utilizada ao longo de 2019 foi proveniente de fontes renováveis. Isto representa um aumento de 35% no uso destas energias verdes em comparação com 2015.

Ao longo do ultimo ano, o Facebook reduziu a emissão de gases de efeito de estufa em quase 59%, comparando com níveis de 2017. Além disso, a empresa tem vindo também a apostar forte na criação de parques para energia renovável, como é o caso do enorme conjunto de painéis solares no Texas.

A empresa refere ainda que a sua sede, em Menlo Park, é 100% suportada por energias renováveis, e que os planos passam agora por expandir este uso para outros setores da empresa, nomeadamente os centros de dados – que são os principais consumidores de energia dentro da empresa.

Além disso, a empresa espera ainda fornecer a energia excedente das suas “farms” de painéis solares e outras fontes de energia renovável para as populações adjacentes, o que pode ajudar não apenas a empresa mas também outros indivíduos próximos.