Firefox Send suspenso devido à partilha de malware na plataforma

Firefox send suspenso

A Mozilla decidiu durante o dia de hoje colocar o Firefox Send em suspensão. Esta plataforma permitia aos utilizadores partilharem rapidamente ficheiros de grandes dimensões e de forma segura, mas a empresa suspende agora a atividade da mesma enquanto analisa formas de melhorar a mesma.

O Firefox Send foi lançado originalmente em 2017 como parte de uma experiência da empresa, mas ficou oficial em 2019. Apesar das funcionalidades úteis da plataforma, nos últimos tempos esta tinha vindo também a ser utilizada para propagar malware em várias campanhas – o que será algo que, certamente, a Mozilla não pretende.

De acordo com o portal ZDNet, a plataforma terá sido suspensa devido ao crescente aumento da partilha de malware na mesma, e também ao facto de não existirem ferramentas simples que permitam reportar conteúdos maliciosos na mesma.

Muitos esquemas tem vindo a utilizar a plataforma como meio de distribuição de malware, spyware e ransomware, que torna-se bastante difícil de identificar por parte da Mozilla devido ao facto dos conteúdos também serem encriptados aquando o envio para os servidores da empresa.

Face a estes problemas, a Mozilla espera agora desenvolver formas de tornar o sistema mais seguro, bem como permitir reportar mais facilmente potenciais conteúdos maliciosos que possam estar na plataforma.