Google esqueceu-se de renovar domínio indiano do Blogspot

google logo

Milhares de sites que se encontram sobre o domínio indiano da plataforma de blogs da Google podem agora estar em risco, depois de a empresa se ter “esquecido” de renovar o domínio blogspot.in.

O Blogger, anteriormente conhecido como Blogspot, é uma das plataformas gratuitas de publicação de blogs na Internet mais antiga, e pertence à Google. Recentemente foi descoberto que a Google se esqueceu de renovar o domínio indiano da antiga plataforma, deixando milhares de sites que ainda utilizam esta extensão em risco.

O domínio “blogspot.in” faz parte de um conjunto de domínios da Google associados com esta plataforma, e que em Junho de 2020 a empresa se esqueceu de renovar. No momento da expiração, o domínio estaria a ser utilizado em mais de 4.3 milhões de links pela internet, de acordo com os registos do próprio sistema de pesquisa da Google – e os quais agora não se encontram em funcionamento.

listagem sites blogspot

Quem tinha blogs sobre esta extensão pode ter sido surpreendido com o facto que a plataforma não se encontra mais a funcionar pelo mesmo. A piorar a situação encontra-se o facto que o domínio aparenta, entretanto, ter sido registado por terceiros no dia 24 de Junho de 2020.

Atualmente o mesmo encontra-se a ser vendido na plataforma de leilões de domínios Sedo, com um valor aproximado de 5999 dólares.

Tendo em conta que o domínio ainda possui um grande impacto a nível mundial, sobretudo para utilizadores indianos que ainda mantenham o portal, este esquecimento pode revelar-se bastante danoso para a empresa. Até ao momento a Google ainda não comentou sobre este caso, nem se estará em conversações com o titular atual do mesmo para a sua compra.