Huawei não irá encontrar-se nas redes “core” 5G em Portugal, mesmo sem existirem bloqueios pelo governo

Huawei 5g portugal

As três maiores operadoras nacionais em Portugal – NOS, Altice e Vodafone – voltaram a frisar que vão manter a exclusão da Huawei das suas redes “core” 5G, medida que já tinha sido anunciada no inicio do ano. Esta medida irá manter-se apesar de o governo Português não ter diretamente excluído a Huawei das suas infraestruturas.

As redes “core” são as responsáveis por realizar diversas tarefas técnicas dentro da tecnologia 5G, e consideradas como a base das ligações. Aqui inclui-se também o hardware utilizado pelas operadoras para o fornecimento da tecnologia.

Em março de 2020, a Vodafone e Altice já tinham confirmado que não iriam utilizar equipamentos da Huawei sobre as redes “core” do 5G.  De acordo com a Renascença, a NOS também confirmou recentemente que não irá utilizar a Huawei na sua rede core do 5G, e que irá “optar por melhores parceiros” para esta tarefa.

Apesar de a medida não ser propriamente nova, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, confirmou recentemente à agencia Reuters que a decisão das operadoras não possui relação direta com qualquer medida imposta diretamente pelo Governo português, o qual ainda permite que a Huawei opere em Portugal e se mantenha com os atuais negócios no pais.

A pressão com a Huawei em diferentes países teve origem sobretudo com o governo dos EUA, nomeadamente com a decisão de Donald Trump em aplicar medidas restritivas consideráveis na Huawei, alegando potenciais casos de espionagem por parte da empresa para o governo da China – algo que a Huawei já negou em várias ocasiões.