Huawei torna-se a maior vendedora de smartphones no mundo

Huawei logo em edificio da empresa

Apesar de todos os problemas que a Huawei tem vindo a ter, sobretudo nos EUA, a empresa continua a prosperar em vários mercados internacionais, e os recentes dados confirmam isso mesmo.

Pela primeira vez na história do mercado, a Huawei conseguiu chegar ao topo da tabela por entre as empresas com mais dispositivos vendidos no mercado. Durante o segundo trimestre de 2020, a Huawei terá conseguido ultrapassar as restantes fabricantes no mercado no que respeita às vendas de dispositivos.

Apesar da pandemia, e de se ter verificado uma queda de 5% nas vendas face ao ano anterior, a Huawei vendeu mais de 55,8 milhões de dispositivos em todo o mundo. A Samsung, que passa assim para a segunda posição da tabela, vendeu 53,7 milhões de dispositivos, o que corresponde a uma queda de 30% face ao verificado em igual período do ano passado.

Os dados da empresa de análise do mercado Canalys apontam que a Huawei foi a primeira empresa a conseguir ultrapassar os valores que, até agora, tinham vindo a ser batalhados entre a Samsung e a Apple no mercado dos smartphones.

Em parte, o aumento das vendas deve-se também a um aumento da procura dos consumidores no mercado Chinês, que será onde a Huawei possui um maior impacto no mercado dos smartphones. Desde que a empresa ficou na lista negra dos EUA, tem vindo a registar quedas fortes externamente, mas a subir no mercado do seu pais. Atualmente a Huawei controla 70% do mercado de smartphones na China, sendo uma das principais fabricantes locais.

Para comparação, a Samsung possui uma participação na China inferior a 1%, que será um mercado certamente em queda para a empresa. No entanto, será improvável que a Huawei venha a manter-se nesta posição durante muito tempo, sobretudo tendo em conta que vários fabricantes começam a adotar uma postura mais restrita sobre os produtos da empresa Chinesa – tanto nos EUA como também no mercado da União Europeia.