NOS, Altice e Vodafone excluem Huawei das redes 5G em Portugal

Huawei 5g portugal

As três maiores operadoras nacionais vão começar a excluir o uso de tecnologias da Huawei das suas comunicações 5G, mesmo que o governo não tenha oficialmente banido a empresa de território nacional.

De acordo com o comunicado das entidades, a NOS, Altice e Vodafone revelaram que vão deixar de utilizar tecnologias e equipamentos da Huawei na construção das infraestruturas 5G em Portugal. Esta medida será similar ao que tem vindo a acontecer em vários outros países, apesar de o governo não ter decretado qualquer bloqueio sobre a Huawei.

Em entrevista à Renascença, um porta-voz da NOS afirma que a empresa irá escolher os “melhores parceiros” para a integração do 5G na sua infraestrutura, mas que a Huawei não vai fazer parte das escolhas.

A Vodafone e Altice já tinham comentado em março de 2020 que também não iriam utilizar a Huawei neste plano, e voltam agora a sublinhar esta medida.

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, confirmou à agência Reuters que já tinha conhecimento da possível exclusão da Huawei de território nacional, mas que tal decisão parte diretamente das operadoras nacionais e não do governo português, o qual ainda não bloqueou nenhuma atividade da empresa a nível nacional.

Até ao momento a Huawei ainda não comentou esta decisão publicamente.