Novo projeto pretende “marcar” noticias de fontes legitimas nos EUA

google news smartphone

Numa altura em que se prepara as eleições de 2020 nos EUA, alguns dos maiores grupos media nos EUA começaram a detalhar medidas para prevenir a propagação de falsas notícias sobre as plataformas sociais.

A iniciativa apelidada de “The Trusted News Initiative (TNI)” pretende conjugar algumas das maiores fontes de imprensa no mercado norte-americano, com o objetivo de desenvolver medidas para prevenir a propagação de fake news nas plataformas digitais.

Apesar de esta iniciativa não ser recente, este ano o grupo irá utilizar a nova tecnologia “Project Origin”, que pretende marcar os conteúdos legítimos na internet, para que os utilizadores possam ter certeza sobre se a informação a que se encontra a aceder é verdadeira ou não.

Com esta nova tecnologia, os criadores de conteúdos modificados ou enganadores terão mais dificuldade em replicar os artigos de sites e fontes fidedignas, modificando os conteúdos das mesmas nos seus propósitos – algo que tem vindo a ser comum em todas as eleições presidenciais nos EUA.

Infelizmente ainda se desconhecem detalhes sobre como esta marcação de conteúdos irá funcionar. Isto porque os parâmetros do Project Origin ainda não foram oficialmente revelados, pelo que não existem certezas como os criadores de conteúdos poderão “marcar” as suas noticias na Internet como sendo de uma fonte legitima em comparação com outras externas.