Utilizadores de email da Netcabo reclamam de falhas no acesso

Netcabo email em baixo

Na altura em que a NOS ainda tinha o serviço de email da “Netcabo”, esta foi uma solução utilizada por vários clientes para criarem os seus primeiros emails na Internet. Afinal esta era a conta de email fornecida gratuitamente pela empresa de internet da altura.

Alias, a grande maioria das operadoras de internet em Portugal forneciam as suas plataformas de email gratuitamente aos seus clientes, muitos dos quais ainda se mantêm nos dias de hoje como emails principais. No entanto, este serviço é algo que muitas empresas tem vindo também a descontinuar fortemente.

A Netcabo era uma das empresas que fornecia emails aos seus clientes, sobre o endereço @netcabo.pt e @zonmail.pt. Quando o serviço da empresa passou para a NOS, esta plataforma de email foi migrada também para os serviços da Microsoft – no Outlook.

No entanto, faz alguns dias que os utilizadores estão a verificar problemas tanto na receção como acesso às suas contas de email, sobretudo quando esse acesso é feito sobre dispositivos moveis ou por IMAP/POP.

Ao que tudo indica, o acesso via aplicações externas – IMAP e POP – aparenta ter deixado de funcionar desde praticamente o início deste mês para todos os emails que sejam terminados em @netcabo.pt ou @zonmail.pt.

Quando os utilizadores tentam configurar as suas contas em dispositivos moveis ou aplicações de leitura de emails, a plataforma simplesmente rejeita todos os pedidos de autenticação realizados.

Nos fóruns de suporte da NOS as queixas de falhas no acesso tem vindo a multiplicar-se, sendo que os moderadores da plataforma apenas indicam que o serviço será da responsabilidade da Microsoft – algo que não será inteiramente correto, tendo em conta que o domínio “Netcabo.pt” e “zonmail.pt”, bem como as configurações dos mesmos, ainda são da responsabilidade da NOS.

relato de problemas email netcabo

Apesar de a NOS ter transitado esta plataforma de emails para a Microsoft, mesmo que sejam utilizadas as configurações da Microsoft para este fim – com os respetivos servidores de IMAP, POP e SMTP da Outlook – o serviço continua a rejeitar os mesmos, impedindo o acesso.

Felizmente ainda é possível aceder às contas a partir da interface web, mas será certamente um grande contratempo para muitos que tentam configurar as suas contas em equipamentos moveis para mais simples acesso.

Tendo em conta a tendência que a maioria das operadoras está a ter, em desativar os seus serviços de email antigos, será importante sublinhar que quem tenha uma conta ainda sobre este antigo endereço da NOS, o recomendado será começar a procurar alternativas.

Até ao momento não existe a confirmação oficial que o serviço vá terminar de todo, e este ainda é tecnicamente possível de se aceder pela web, mas tendo em conta o que ocorreu com várias outras operadoras com serviços similares, não será de estranhar que esta medida venha a ser em breve aplicada.

De relembrar que, com o acesso web ainda disponível, os utilizadores ainda poderão criar um sistema de reencaminhamento dos emails da conta de email antiga para qualquer endereço novo que venha a ser criado, o que permite evitar a perda de emails da conta anterior.