Facebook lança app Gaming para iOS junto de críticas para a Apple

Facebook Gaming

Depois de um longo e penoso processo de aprovação, o Facebook finalmente encontra-se a disponibilizar a sua app do Facebook Gaming no iOS, mas com duras criticas contra a Apple pela forma de aprovação da mesma.

Uma das vantagens da app Gaming do Facebook encontra-se no facto de contar com alguns jogos sociais e pequenos títulos disponíveis diretamente das apps criadas por programadores na rede social. No entanto, esta funcionalidade não terá sido vista de bom agrado pela Apple, que recusou a publicação original da app devido a estes conteúdos.

Em causa encontra-se o facto que a Apple não é capaz de verificar todos os jogos que são criados pelos programadores, como parte do processo de aprovação que é necessário para todas as apps na App Store. Como tal, o Facebook viu-se forçado a remover estas funcionalidades da sua aplicação.

Com isto, o Facebook Gaming para iOS encontra-se agora disponível, mas estará limitado a apenas permitir o acesso a conteúdos de streaming da plataforma e às suas interações sociais. Todos os conteúdos criados pelos programadores, como os jogos, estão excluídos da mesma.

Apesar de esta funcionalidade não ser o foco da aplicação de todo, ainda assim era um extra que uma pequena percentagem dos utilizadores apreciava e dava um valor adicional ao serviço.

Cheryl Sandberg, CEO do Facebook, afirma que a plataforma foi obrigada pela Apple a remover esta funcionalidade, de forma a ter a sua app aprovada para uso no iOS, o que deverá também fornecer uma experiência inferior ao que se obtêm na app do Android.

De notar que este foi também um dos motivos pelo qual recentemente a app da xCloud da Microsoft não terá sido aprovada na App Store, devido a permitir o acesso a vários jogos que não teriam validação pela Apple para uso em sistemas iOS.