Facebook remove vídeo de Donald Trump por partilhar desinformação sobre COVID-19

Donald Trump covid

O presidente dos EUA, Donald Trump, parece finalmente ter passado uma linha que nem o Facebook aceita, ao publicar um vídeo que partilha falhas informações relativamente ao coronavírus.

O Facebook confirmou ter removido um vídeo de campanha de Donald Trump, por alegadamente este partilhar informação falsa relativa ao COVID-19. O vídeo demonstrava uma entrevista do canal Fox News, onde era indicado que as crianças eram praticamente imunes ao vírus – o que será considerado falso.

De acordo com o comunicado do Facebook, citado pela NBC News, o vídeo aparentava partilhar a informação enganadora sobre a pandemia e o coronavírus, o que vai contra os termos do Facebook. Como tal, o vídeo foi removido pela rede social.

Esta é a primeira vez que o Facebook toma ação contra um conteúdo partilhado pelo presidente dos EUA, algo que tem vindo a ser alvo de críticas nas últimas semanas devido à falta de ação da rede social nesse sentido. No entanto, o Facebook já tinha removido no passado alguns anúncios publicitários do presidente por serem considerados uma violação dos termos de anunciantes da plataforma.

O mesmo vídeo foi partilhado no Twitter, onde também mais tarde acabaria por ser removido depois de a plataforma ter considerado que o mesmo viola as suas regras.