Google adia fim do suporte a Chrome Apps para 2022

Google Chrome apps

No inicio do ano, a Google tinha revelado que iria descontinuar todas as aplicações criadas para o Chrome – também conhecidas como Chrome Apps. Os planos da empresa apontavam para começar a descontinuar esta funcionalidade do Google Chrome ainda este ano, mas parece que o feedback dos utilizadores falou mais alto.

Agora, a Google revela que irá adiar o encerramento das Chrome Apps no Google Chrome, sendo que ainda irá continuar a aceitar as mesmas quando publicadas na Chrome Store em formato privado ou não listado – as apps públicas deixaram de ser aceites desde meados de Março deste ano.

Estas Chrome Apps ainda podem ser atualizadas até Junho de 2021, sendo que nesta altura irão deixar de ser permitidas novas aplicações do Chrome na Chrome Web Store – mas as existentes ainda se irão manter. Em Junho de 2020 a empresa irá deixar de aceitar e suportar por completo as Chrome Apps. O suporte para NaCl, PNaCl, e PPAPI também será encerrado na mesma altura.

calendário da Google sobre chrome apps

De notar que esta medida não afeta as extensões do Chrome, que a Google garante continuarem a ser suportadas na totalidade pelo navegador e devem brevemente receber novas funcionalidades úteis para os programadores.

O encerramento das Chrome Apps não será nada novo, e certamente que os programadores que ainda tenham este género de conteúdos já estariam bastante alertados sobre o seu encerramento. Mas ainda assim, existem alguns serviços que podem necessitar das mesmas, e como tal a Google decidiu adiar o encerramento total do suporte por mais algum tempo – o que pode ter sido derivado também da pandemia e do seu impacto a nível dos negócios e empresas.