Huawei pretende integrar HarmonyOS em todos os seus dispositivos

HarmonyOS

Desde que a Huawei revelou encontrar-se a desenvolver o novo sistema HarmonyOS que os rumores indicavam a possibilidade de a empresa vir a utilizar este sistema de forma geral em todos os seus dispositivos. Apesar de a mudança do Android ser algo que a empresa já estava a preparar faz algum tempo, até mesmo antes do bloqueio por parte dos EUA, a medida agora parece ser ainda mais consistente para ocorrer.

O bloqueio da Huawei nos EUA pelo atual governo de Donald Trump impede que a empresa utilize os serviços da Google nos seus equipamentos. Ainda pode utilizar o sistema Android na sua versão base, mas a falta dos serviços da Google será certamente um ponto negativo. Face a isso, a empresa possui o HarmonyOS, que será um sistema dedicado da Huawei para fornecer as mesmas funcionalidades aos seus dispositivos.

O uso de um sistema operativo dedicado da fabricante pode ter as suas vantagens, já que permite otimizar o mesmo apenas para os dispositivos da marca, ao contrario do que acontece, por exemplo, no Android. Este é um dos motivos pelos quais o iOS possui um desempenho superior, visto ser focado apenas aos modelos da Apple.

Recentemente, Yu Chengdong, CEO da Huawei Consumer Business, revelou que o próximo smartwatch a ser lançado pela Huawei vai contar com o HarmonyOS. No entanto, os documentos internos da empresa revelam que a marca possui planos de integrar o sistema em ainda mais dispositivos no futuro, com a possibilidade de alcançar todos os equipamentos que possui no mercado.

O futuro Mate 40 da linha de smartphones da empresa pode ser um ponto de viragem. Mesmo que ainda se desconheça qual o sistema que se irá encontrar no mesmo, os rumores apontam que este pode incluir uma variante onde irá ter o sistema HarmonyOS.

De notar que o HarmonyOS, como referido anteriormente, não será um sistema que está a ser desenhado apenas agora. Os planos da Huawei de alterar o sistema de muitos dos seus dispositivos para algo dedicado era algo que a marca já tinha ponderado, mas o recente bloqueio nos EUA certamente que terá ajudar a acelerar o desenvolvimento deste ponto.