IBM atinge novo recorde em nível de computação quântica
A IBM revelou ter atingido novos recordes a nível da evolução na tecnologia de computação quântica, com um dos maiores valores a nível de volume quântico.
De acordo com o comunicado da empresa, a IBM atingiu um volume quântico de 64 utilizando o seu sistema de 27 qubits. Este sistema de medição em “volume quântico” representa a capacidade de processamento que um computador quântico pode atingir.
O recorde da IBM encontrava-se na marca de um volume quântico de 32, sendo que o novo recorde foi atingido através de uma conjugação de novas técnicas a nível do software e hardware, aplicadas num sistema dentro da IBM Q Network – uma rede da empresa destinada ao desenvolvimento da tecnologia.
Estas melhorias ficarão também disponíveis para os consumidores, através da IBM Cloud e do software de código aberto da plataforma Qiskit. A empresa sublinha ainda que, nos últimos quatro anos, disponibilizou cerca de 28 computadores quânticos na nuvem, com oito destes sistemas a serem executados num volume quântico de 32.