Android 12 vai facilitar uso das lojas de aplicações alternativas à Play Store

Google play store

O Android 12 certamente que se encontra em desenvolvimento dentro dos escritórios da Google, e a empresa veio deixar algumas novidades nesse aspeto que podem chegar na futura versão do sistema.

A grande novidade desta versão do Android será, aparentemente, a capacidade de os utilizadores terem mais controlo sobre qual a loja de aplicações que pretendem usar nos seus dispositivos.

De acordo com o comunicado da Google, a empresa encontra-se a trabalhar para facilitar a tarefa dos utilizadores escolherem quais as lojas de apps que pretendem usar com o Android 12. O objetivo da empresa passa por fornecer a capacidade de os utilizadores terem mais controlo sobre os dados, enquanto que garante também a segurança.

Obviamente, não foram revelados muitos detalhes nesse sentido, e a empresa não deixou exatamente detalhes sobre como espera integrar a segurança da Play Store em lojas de apps externas. No entanto, é mais uma alternativa que os consumidores terão para escolher as suas lojas em alternativa à Play Store.

Além disso, a Google também revelou alterações nos seus termos para as apps publicadas na Play Store, e seguindo o que se encontra também na App Store da Apple, todas as apps para Android disponíveis na Play Store devem agora usar o sistema de pagamentos integrado da Google exclusivamente.

Mas ao contrário do que acontece com a Apple, os programadores são livres de não optarem por distribuir as suas apps na Play Store – como exemplo, Fortnite, apesar de não se encontrar disponível na Play Store, ainda pode ser totalmente usado fora do ecossistema da Google de apps se os utilizadores realmente o pretenderem.