Facebook pretende que a Apple permita modificar aplicações padrão de mensagens

Utilizador de iPhone no iOS

O Facebook revelou que se encontra a pressionar a Apple para que seja permitida a seleção de aplicações de mensagens de terceiros como parte das novidades existentes no iOS 14.

A nova versão do sistema da Apple veio com uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores selecionarem quais as apps por padrão para diferentes funcionalidades do sistema. Por exemplo, é possível selecionar o Chrome como navegador padrão invés do Safari.

Segundo o portal The Information, o Facebook pretende agora que os utilizadores tenham também a capacidade de selecionar as suas aplicações de mensagens, invés de serem forçados a usar o iMessage.

Stan Chudnovsky, diretor do departamento responsável pelo Messenger, afirma que os utilizadores deveriam ter a capacidade de escolha sobre quais as apps que pretendem ter a controlar as suas mensagens, e que o futuro tem vindo a ser nesse sentido. Infelizmente, com o iOS 14, apesar de os utilizadores terem mais controlo sobre as apps padrão para determinadas funções, a capacidade de escolher a app principal de mensagens ainda é limitado apenas ao iMessage.

O executivo do Facebook afirma ainda que a Apple pode ter interesse em realizar esta mudança, uma vez que ao limitar a escolha pode estar também a prejudicar as vendas de iPhones a longo prazo. Um dos motivos pelos quais a Apple pode ainda não ter implementado um sistema para alterar a app padrão de mensagens encontra-se no facto que o sistema do iMessage é sem dúvida um ponto de interesse para os consumidores, e que atrai as vendas também – mas isso pode mudar a longo prazo.

Resta saber se a ideia da Apple será a mesma que o Facebook, mas verdade seja dita que, com o iOS 14, a Apple veio trazer várias novidades para os utilizadores a nível de opções de escolha, dando a capacidade de escolher as aplicações predefinidas para o navegador, email, entre outras funcionalidades.