Seagate revela novos discos com 20TB de capacidade

Discos da Seagate

Apesar de a tecnologia de discos SSD ter vindo a evoluir consideravelmente nos últimos anos, ainda existe a necessidade de usar discos mecânicos no que respeita ao espaço para armazenamento, já que estes conseguem fornecer – na maioria dos casos – mais capacidade a custos mais reduzidos.

A pensar nisso mesmo, a Seagate revelou que se encontra a preparar uma nova tecnologia que pode revolucionar o mercado dos discos rígidos, e que existe mesmo a possibilidade da empresa revelar o seu novo disco de 20TB – o primeiro com esta capacidade no mercado.

Apelidado de Exos 20+, este novo disco e as suas tecnologias foram reveladas durante o evento Datasphere 2020, onde a empresa confirmou que o modelo pode chegar ao mercado em finais de 2020.

Para alcançar esta capacidade, a Seagate irá usar uma nova tecnologia apelidada de HAMR, ou Heat-Assisted Magnetic Recording. O HAMR consiste numa técnica de aquecer ligeiramente os pratos do disco para que os dados possam ser armazenados em áreas menores, permitindo assim aumentar a densidade por prato.

[embedded content]

Segundo a empresa, a série Exos 20+ deverá fornecer um consumo de energia em torno dos 12W, sendo que a velocidade do disco encontra-se nos tradicionais 7200 rpm, sendo possível obter velocidades de leitura e escrita superiores a 260MB/s. Apesar de estes valores não serem propriamente algo em foco tendo em conta as tecnologias SSD, a capacidade final de armazenamento é sem dúvida o ponto central de atenção.

Segundo a Seagate, existe ainda a previsão de que os discos no mercado venham a atingir a capacidade de 30TB para meados de 2023, e uns impressionantes 50TB para 2026.