Tenha o Facebook clássico de volta com o “Old Layout”

Tenha o Facebook clássico de volta com o “Old Layout”

O Facebook tem vindo a revelar desde o final do ano passado que iria disponibilizar um novo design para o Facebook, e essa altura chegou. Depois de vários meses em testes, o Facebook confirmou que todos os utilizadores da plataforma vão deixar de ter acesso ao antigo design clássico da rede social.

A partir de Setembro, todos os utilizadores que ainda se encontrem na versão clássica do Facebook vão ser automaticamente migrados para a nova versão da rede social, deixando de ser possível aceder à versão antiga…. Isto é se não tiver a extensão “Old Layout”.

A “Old Layout” é uma extensão para os navegadores Chrome – e todos derivados do mesmo – e também para Firefox e Edge, que permite aos utilizadores voltarem para a versão antiga do Facebook, mesmo que o Facebook não o permita “oficialmente”.

A extensão funciona através da alteração do user agent do navegador para um que não seja suportado na recente versão da plataforma. Desta forma, é possível “forçar” a antiga versão do Facebook a ser usada invés da nova.

old layout

A extensão pode ser descarregada no site oficial e é bastante simples: basta instalar e fica automaticamente ativa. Não existem opções complicadas – para além da seleção para ativar ou desativar a funcionalidade.

Os utilizadores podem verificar um pequeno alerta a dizer que o navegador encontra-se desatualizado por parte do Facebook, mas isso faz parte do processo – e pode ser ignorado de forma segura.

Obviamente, existe a possibilidade do Facebook deixar de suportar totalmente a versão antiga da plataforma, mas ainda deve demorar algum tempo para que isso aconteça. Portanto, aproveite para descarregar a extensão e testar, caso seja um dos que preferem o antigo design da rede social.