Xiaomi pode desenvolver smartphone dobrável com três partes

Xiaomi smartphone dobrável

Cada vez mais fabricantes estão a apostar no desenvolvimento dos seus próprios dispositivos dobráveis, uma tendência que parece vir a ser o futuro, embora ainda esteja nas suas fases iniciais de desenvolvimento.

A Xiaomi é uma das empresas que já demonstrou interesse em seguir as pisadas da Samsung, Huawei e Motorola, e recentes patentes revela ainda mais detalhes sobre quais podem ser os planos da marca para o futuro.

De acordo com o portal LetsGoDigital, a Xiaomi registou recentemente um conjunto de patentes que podem indicar os planos da marca para o desenvolvimento de um novo smartphone dobrável.

A patente descreve um dispositivo diferente daquilo que se encontra no Galaxy Fold ou Mate X, sendo que a estrutura parece contar com mais do que uma dobra. O dispositivo poderia ser colocado em diferentes posições, com três pontos de dobragem diferentes.

imagem da patente xiaomi

Na parte frontal encontra-se ainda o ecrã com um “buraco” para os sensores e câmara frontal, que vai de encontro ao que se verifica também no recente Galaxy Z Fold 2 da Samsung. Quando totalmente aberto, os utilizadores teriam acesso a um ecrã com as dimensões do que seria de esperar num tablet.

Em contrapartida, este design parece, no entanto, alongar a espessura final do dispositivo quando fechado. Como iria separar-se em três partes diferentes, o ecrã iria dobrar-se para “dentro” da estrutura, o que pode fazer com que a espessura total seja consideravelmente superior ao que existe atualmente na maioria dos smartphones – e onde a tendência tem vindo a ser de reduzir cada vez mais.

Para já não existem confirmações sobre quando a empresa irá revelar algo concreto no mercado, e é importante lembrar que as patentes nem sempre descrevem dispositivos que vão efetivamente chegar ao mercado – podem ser apenas ideias da empresa que nunca chegam à realidade.