DNS Benchmark – Saiba ao pormenor qual o DNS mais rápido para si

DNS Benchmark – Saiba ao pormenor qual o DNS mais rápido para si

O DNS é a base de qualquer ligação. Sempre que acede a um site na Internet – como o “tugatech.com.pt” – encontra-se a realizar um pedido de DNS para converter este domínios no respetivo IP associado ao servidor onde o site se encontra.

Este processo de conversão do domínio em IP será a base de funcionamento para os sistemas de DNS. No entanto, apesar de parecer algo simples, é algo que envolve alguma complexidade. Se um servidor DNS for lento a converter o domínio para um IP, o utilizador vai experienciar um acesso mais lento aos websites.

Todas as operadoras fornecem os seus próprios servidores DNS quando os clientes adquirem um serviço de Internet, mas nem sempre estes são os melhores. Uns podem ser demasiado lentos a realizar a conversão, ou falhar constantemente, ou até podem ser aplicados bloqueios no acesso a determinados sites.

Felizmente existem opções alternativas – Google DNS, Cloudflare DNS, Quad9, entre muitas outras. Trocar é algo também simples de ser feito. Agora a questão fica: qual a melhor opção a escolher?

Funcionamento base DNS

É aqui que o “DNS Benchmark” entra. Este pequeno programa para Windows permite realizar algo muitos simples: analisar qual o servidor DNS mais rápido para a ligação do utilizador.

A velocidade de um servidor DNS pode variar conforme diversos fatores, e por vezes um utilizador numa ligação pode ter um desempenho superior no DNS da Google e outro na do Cloudflare – até mesmo que ambos os sistemas estejam sobre a mesma operadora.

O DNS Benchmark é uma simples aplicação para Windows que permite medir, com toda a exatidão, qual o DNS mais rápido para a sua localização. O programa possui já alguns dos serviços de DNS Públicos mais usados na Internet configurados, mas os utilizadores podem adicionar os IPS que pretendam testar – se assim o desejarem. Esta aplicação realizar centenas de pedidos DNS do seu sistema para os diferentes servidores DNS, de forma a verificar qual o mais rápido no geral.

DNS benchm,ark

O teste é bastante simples: basta abrir a aplicação, aguardar alguns segundos para que a mesma verifique se todos os DNS estão funcionais, e pressionar o botão “Run Benchmark”. Feito isto, é só aguardar os resultados – recomenda-se que não esteja a usar ativamente a internet, para evitar conflitos na medição.

O programa apresenta, de forma gráfica e intuitiva, qual o DNS mais rápido para a sua ligação. Assim poderá ter a certeza que está a escolher o DNS que vai obter o melhor desempenho especificamente para o seu caso. Os gráficos apresentados referem-se aos diferentes testes feitos, mas o mais importante a ter em conta será a linha vermelha – quando mais reduzida, mais rápido o DNS (e logo, melhor). O IP local do router deve sempre ser o mais rápido, mas pode excluir o mesmo da resolução visto que provavelmente estará a usar os DNS da operadora – caso não os tenha modificado.

Depois de ter os Ips mais rápidos, basta alterar as configurações de Rede do sistema, ou do router, para adotar o novo IP do DNS.

dns benchmark

O programa é totalmente gratuito e pode ser descarregado a partir do site oficial.

É importante referir que, independentemente de qual o DNS que seja considerado o mais rápido, deverá sempre validar a empresa a que o mesmo se encontra associado – no final, a escolha será sua.

Qual foi o seu resultado para o melhor DNS e a sua operadora?

Deixe nos comentários!