NotePads – uma alternativa moderna ao Bloco de Notas

NotePads – uma alternativa moderna ao Bloco de Notas

O Bloco de Notas é uma das aplicações mais simples que pode encontrar no Windows, mas também uma das mais úteis. É sempre útil ter um pequeno programa acessível para editar pequenos documentos de texto, ou para receber informações simples e analisar o conteúdo de ficheiros.

Mas ao longo dos anos, apesar de a Microsoft ter vindo a realizar pequenas melhorias no Bloco de Notas, este ainda possui um design bastante básico e minimalista. É aqui que entra a aplicação “Notepads”, que se encontra disponível gratuitamente na Microsoft Store.

Desenvolvida pelo programador Jackie Liu, o Notepads é uma alternativa UWP ao tradicional Bloco de Notas. Fornece todas as funcionalidades que seriam de esperar, mas com um design moderno e ainda alguns extras que poderão ser úteis para alguns.

Para começar, o Notepads possui um design consideravelmente mais atrativo, a par com o que se encontra no resto do sistema. O tema da aplicação vai de encontro ao que se encontra também nas restantes aplicações UWP do Windows 10, além de que o utilizador terá a capacidade de alterar diferentes parâmetros da interface – além de suportar o modo claro e escuro do Windows, alterando o tema automaticamente.

Notepads personalização

Conta ainda com funcionalidades com a capacidade de pesquisar rapidamente por um texto dentro dos documentos – sendo que o utilizador pode configurar o motor de pesquisa que pretende usar nas opções da app.

pesquisa do Notepads

Conta ainda com um sistema de gravação automática das sessões, que mantêm os ficheiros “abertos” mesmo que o utilizador saia da aplicação – e isto mantêm também uma copia de segurança automática sobre os conteúdos editados, o que pode ser útil para o caso de um documento ser fechado sem querer.

Notepads settings

Para os programadores, esta aplicação talvez não venha a substituir o mais poderoso Notepad++, mas para quem simplesmente pretenda uma alternativa moderna ao Bloco de Notas, é sem dúvida uma excelente aplicação a testar.

A aplicação é gratuita e encontra-se disponível dentro da Microsoft Store.