Zoom começa a receber encriptação ponta-a-ponta

zoom encriptação

A Zoom encontra-se finalmente a disponibilizar o seu sistema de encriptação ponta-a-ponta, depois das duras criticas que a empresa verificou no início da pandemia devido à falta desta funcionalidade.

A encriptação encontra-se agora disponível tanto para as contas gratuitas como pagas, e permitirá ter conversas consideravelmente mais seguras e privadas dentro da plataforma. A funcionalidade pode ser ativada dentro das configurações de cada um dos clientes disponíveis – para Windows, Android e para o Zoom Rooms. Deverá também chegar brevemente ao iOS assim que a Apple aprovar a atualização.

De notar que o E2EE necessita de ser ativado manualmente nas definições, doutra forma não terá efeito sobre as reuniões realizadas sobre a plataforma. Além disso, todos os participantes numa reunião necessitam também de ativar o E2EE – doutra forma não poderão participar. As chamadas encriptadas irão surgir com um pequeno cadeado verde no topo da janela de conversação.

De notar que, apesar de se encontrar disponível para todos, a funcionalidade ainda é considerada como parte de um teste alargado da empresa – e esta espera que os utilizadores forneçam feedback durante os próximos 30 dias.