PHP 8.0 já se encontra disponível

PHP 8.0

A equipa responsável pelo desenvolvimento da linguagem PHP – uma das mais usadas pela Internet – revelou que a mais recente versão do PHP 8.0 encontra-se agora disponível na sua fase final estável.

Esta nova versão da linguagem de programação foca-se sobretudo em trazer melhorias a nível da segurança e também do desempenho, contando com uma nova estrutura base de compilação JIT, que irá permitir executar o código mais eficientemente e rapidamente.

O PHP 8.0.0 será considerada inteiramente uma nova versão, e como tal algumas das mudanças podem afetar código que se encontre criado para versões antigas do PHP. No entanto, as maioria dos problemas a surgir serão sobre funções que já estariam em fase de descontinuação sobre o PHP 7.x, e portanto não deveriam ser usadas em ambientes de produção em geral.

Além da chegada da nova versão, veio também o alerta que o PHP 7.2 vai entrar em fase de “fim de vida” a 30 de Novembro de 2020. Com isto, esta versão do código não vai receber mais atualizações de segurança de forma oficial, o que deixa também em aberto possíveis problemas a nível de segurança para aplicações criadas nessa versão do PHP.