Windows.old – o que é a pasta e como a remover?

Windows.old – o que é a pasta e como a remover?

Sempre que o Windows é atualizado para uma versão mais recente, é possível que verifique uma nova pasta na raiz do seu disco com o nome “Windows.old” – no disco onde o sistema operativo se encontra instalado.

Dependendo do sistema, esta pasta pode ocupar uma boa quantidade de GB no total, espaço que poderia estar a ser ocupado por outros conteúdos mais importantes – sobretudo para quem já esteja com os discos totalmente cheios com outros conteúdos.

> Mas o que é a pasta “Windows.old”?

Desde o Windows Vista que a Microsoft integrou uma nova funcionalidade no sistema para quando se realiza o upgrade do sistema: a pasta Windows.old.

Esta pasta é criada automaticamente quando se realiza um upgrade para diferentes versões do sistema operativo – seja de uma grande versão, como passar do Windows 8 para Windows 10 – mas também dentro das próprias atualizações de versão do Windows 10.

Esta pasta possui todos os ficheiros que existiam da instalação anterior, e basicamente serve para permitir que o utilizador possa reverter a atualização caso algo não corra como esperado. Se existirem problemas, o utilizador pode reverter para a atualização anterior do Windows, sendo que o processo vai usar os ficheiros que estão na pasta “Windows.old” para tal.

Windows folder old

Além dos ficheiros do Windows na versão antiga, esta pasta pode também incluir alguns dos programas do mesmo e outros conteúdos no sistema – pelo que pode ser útil também para analisar conteúdos que possam ter sido perdidos entre upgrades.

Por norma, o sistema operativo remove esta pasta automaticamente ao fim de 30 dias, mas pode existir quem não pretenda a mesma de qualquer forma… No entanto, para a eliminar o processo não será assim tão simples como parece.

> Remover a pasta Windows.old

Se tentar remover a pasta “Windows.old” através dos métodos tradicionais – tecla DELETE – pode verificar que não vai conseguir realizar o processos. Isto ocorre porque a pasta encontra-se protegida, e apenas pode ser removida pelo sistema operativo.

Portanto, o método de eliminação da pasta é um pouco mais complicado, mas possível. Vamos analisar como o fazer:

1) Aceda às Definições do Windows > Sistema > Armazenamento

2) Na listagem do espaço sobre diferentes categorias, clique em “Ficheiros Temporários

Windows limpar ficheiros temporários

3) Certifique-se que seleciona a opção para remover a Instalação antiga do Windows e clique em “Remover Ficheiros”. Este processo poderá variar ligeiramente conforme a versão do Windows, mas deve surgir com a indicação de “Instalação antiga do Windows” ou “Ficheiros da versão anterior do Windows”.

Feito isto a pasta deve ser removida do sistema. De notar que apenas recomendamos que o processo seja feito caso o sistema esteja a funcionar sem qualquer problema de compatibilidade ou falhas.

Se não necessita do espaço de forma imediata, pode sempre aguardar que a pasta seja automaticamente removida, o que é feito automaticamente pelo sistema ao fim de 30 dias após o upgrade do sistema operativo.