“Libra” muda de nome para se distanciar do Facebook

Diem Facebook ex-libra

A criptomoeda do Facebook “Libra” vai receber um novo nome a partir de hoje. Como forma de se distanciar da rede social, a moeda virtual agora vai começar a ser apelidada de Diem.

É importante relembrar que  a “Libra” teve um grande impacto no mercado quando foi anunciada pelo Facebook, com várias entidades a considerarem que a mesma poderia vir a representar uma ameaça para os sistemas de finanças tradicionais de vários governos. Além disso, o Facebook foi ainda acusado de querer criar uma plataforma para ter ainda mais controlos sobre o mercado financeiro.

Face a isto, e para separar ainda mais o nome da entidade da plataforma social, a Libra Association decidiu alterar o nome da criptomoeda para “Diem”, assim como o nome da própria associação para Diem Association. As unidades da moeda virtual vão ser apelidadas de “Diem Dollar”.

De acordo com os rumores mais recentes, os planos da associação passam por lançar a criptomoeda no mercado sobre um formato bastante mais limitado do que o previsto inicialmente. O lançamento pode ocorrer já no início de 2021, com cada unidade a valer o mesmo que uma unidade do dólar real.

De relembrar que o objetivo inicial da Libra consistia em criar uma moeda virtual que poderia servir de pagamento para diferentes moedas no mercado, conjugando assim vários mercados num único sistema central. Mais tarde este plano foi alterado para se aplicar diferentes criptomoedas para diferentes moedas reais, no que a associação refere que será um complemento para as moedas locais dos diferentes países, e não uma substituição.

O objetivo da Diem mantêm-se o mesmo que a Libra, em fornecer uma plataforma para permitir aos consumidores e empresas realizarem pagamentos de forma simples, instantânea e segura.

Os planos iniciais da Libra, e agora da Diem, ainda são bastante vagos. A criptomoeda esteve durante bastante tempo em “ténues linhas” de ser um projeto falhado, e vários dos seus apoiantes iniciais deixaram de suportar o projeto depois de todos os problemas e críticas iniciais de quando foi lançado. Apesar do apoio original, a criptomoeda rapidamente começou a perder apoios importantes de entidades como a MasterCard e Visa.