Raspberry Pi OS recebe nova atualização com melhorias no som e impressão

Raspberry Pi OS

O Raspberry Pi é um dos mini computadores mais usados no mercado, e com razão tendo em conta que pode ser adaptado a praticamente qualquer coisa que se pretenda. E para quem tenha este, possivelmente também já deverá ter experimentado o Raspberry Pi OS, que será o sistema padrão deste dispositivo.

Para quem use o mesmo, chegam agora algumas novidades com a introdução também de uma nova atualização para o sistema, que se espera melhorar a saída de som do mesmo e também melhorar a capacidade de impressão.

De acordo com a Raspberry Pi Foundation, o sistema passa agora a adotar o PulseAudio como servidor de som padrão, sendo assim mais compatível com as tecnologias atuais e fornecendo várias melhorias para os utilizadores. Um dos grandes impulsos para esta mudança encontra-se no facto que o PulseAudio pode facilitar consideravelmente o uso de software de videoconferências – algo que tem vindo a ser bastante utilizado nos tempos recentes, devido à pandemia.

Além desta mudança, o Raspberry Pi OS conta agora com um suporte melhorado a nível da impressão, sendo que o servidor CUPS e a interface gráfica para o mesmo encontram-se agora pré-instalados no sistema – evitando assim que o utilizador tenha de instalar manualmente os mesmos, como acontecia até agora.

Além disso foram também atualizadas alguns dos softwares base do sistema, bem como lançadas algumas correções e otimizações do mesmo. Os interessados podem descarregar a versão mais recente a partir do site da organização.