Google pretende usar nova API alternativa aos cookies para publicidade direcionada

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Faz bastante tempo que os cookies são considerados uma parte já integral da Internet moderna, tanto que é raro os site que hoje em dia não aplique alguma forma de cookies para funcionamento ou, em certos casos, para apresentar publicidade e seguir as atividades dos utilizadores.

A Google, sendo uma das maiores entidades de publicidade na Internet, utiliza bastante esta pequena tecnologia para o seu sistema de anúncios – e está na base do que se desenvolve para a publicidade direcionada. No entanto, ao mesmo tempo a empresa também tem vindo a tentar procurar alternativas mais amigas dos utilizadores e da sua privacidade.

É aqui que entra a Federated Learning of Cohorts (FLoC), uma nova API que a Google agora pretende começar a apoiar em força para desenvolver em uso de produção na Internet.

O FLoC é um novo conceito para abordar os problemas inerentes aos cookies, e que pretende manter a privacidade dos utilizadores ao mesmo tempo que também garante aos anunciantes que podem continuar a apresentar publicidade direcionada aos mesmos.

Invés de basear os interesses dos utilizadores em cookies, que podem ser facilmente usados para identificar cada um dos utilizadores, a tecnologia FLoC baseia-se num conjunto mais alargado em “grupos”. A tecnologia engloba os utilizadores dentro de um determinado grupo do seu interesse, que depois pode ser usado pelos anunciantes para apresentar publicidade direcionada a todos os utilizadores dentro desse grupo.

No final, cada utilizador é apenas integrado dentro de um grupo onde podem existir milhares de outros utilizadores, e os anunciantes apenas direcionam a publicidade a um grupo especifico com base nos interesses do mesmo – invés de ser algo focado mais a nível de cada utilizador individualmente, como acontece com os cookies. No final, esta tecnologia garante mais privacidade para os utilizadores, mas também mantêm o controlo dos anunciantes em continuarem a fornecer publicidade direcionada, sem qualquer cookie.

Esta nova API encontra-se ainda em testes, sendo que a Google espera que possa vir a fazer parte do padrão da Internet para o futuro.