Microsoft pode estar a trabalhar num ecrã verdadeiramente dobrável
A Microsoft lançou recentemente no mercado o seu Surface Duo, um dispositivo que, apesar de ser considerado como “dobrável”, não o será propriamente como acontece com dispositivos como o Galaxy Fold da Samsung. Isto porque o Surface Duo não usa um ecrã dobrável, mas sim dois ecrãs totalmente separados entre si.
No entanto, uma patente registada recentemente pela empresa pode apontar alguns planos da mesma para o futuro, e concretamente sobre a possibilidade desta vir a lançar um dispositivo com um ecrã verdadeiramente dobrável.
A patente registada recentemente pela empresa aponta para uma nova tecnologia de ecrã, que além de ser realmente dobrável, também pretende ajudar a evitar a pressão que o ecrã sofre ao ser efetivamente usado.
A patente descreve um sistema de dobra feito para reduzir a pressão que é aplicada sobre o ecrã, e que pode levar a danos no mesmo a longo prazo. A patente descreve um sistema que dobre o ecrã num determinado ângulo, que seja o suficiente para permitir fechar um dispositivo, mas, ao mesmo tempo, não afete a funcionalidade do ecrã a longo prazo.
Curiosamente, esta patente foi registada pela empresa em meados de 2017, mas apenas agora foi aceite pelas autoridades nos EUA. É possível que, estando registada, a empresa possa começar a aplicar a mesma em futuros dispositivos – ainda mais porque parece que a ideia não é recente, e certamente já terá sido estudada internamente pela marca.