Brave Search vai ser o próximo sistema de pesquisa focado na privacidade

Brave Search

O Brave é um dos navegadores alternativos ao Chrome mais usados na Internet, sendo que ainda de forma recente atingiu um novo marco de utilizadores ativos mensalmente. E agora parece que a entidade responsável pelo navegador encontra-se a tentar também criar o seu próprio sistema de pesquisa privado.

O Google pode ser considerado um dos maiores motores de pesquisa da atualidade, mas não é propriamente reconhecido pela sua privacidade. A pensar nisso, e seguindo a mesma tendência que se encontra no navegador, a Brave aparenta encontrar-se a criar um novo sistema de pesquisa focado em privacidade – algo similar ao DuckDuckGo.

Apesar de ainda se desconhecer pouco sobre este projeto, a página do mesmo descreve que o sistema de pesquisa irá focar-se em fornecer os resultados adaptados para cada utilizador, ao mesmo tempo que não irá recolher a informação dos mesmos.

Este sistema de pesquisa iria também contar com uma variante gratuita e paga, onde usando o mesmo sistema de anúncios que se encontra no navegador Brave, a empresa poderia permitir apresentar publicidade de forma rentável, mantendo a privacidade dos utilizadores intacta.

brave search

É referido também que o Brave Search irá ser aberto para todos os utilizadores, e não exclusivo dos utilizadores do navegador Brave. No entanto, é referido que o Brave Search vai ser uma extensão dos mesmos princípios de privacidade que foram aplicados no Brave, e que este vai encontrar-se disponível para os utilizadores do navegador diretamente.

De momento ainda não se encontra disponível nenhuma versão publica do sistema de pesquisa, embora esteja previsto que os testes do mesmo comecem a ser realizados durante os próximos meses.