Tenha mais privacidade ao desativar a Personalização de Anúncios da Google
A Google recolhe uma enorme quantidade de informação sobre os utilizadores, que é depois usada para efeitos de publicidade direcionada aos mesmos enquanto navegam pela Internet. Praticamente todos os serviços da Google realizam algum género de recolha de dados para este fim.
Como exemplo, os vídeos que vê no YouTube podem ser usados para criar um perfil sobre os seus gostos, ou os termos que pesquisa no Google e sites que verifica pela Internet. No final, tudo é usado para criar um perfil bastante detalhado sobre as preferências de cada utilizador.
Usar um bloqueador de publicidade pode ajudar nesta tarefa, mas ainda assim, muita informação acaba sempre por ser recolhida. Neste artigo vamos analisar como pode evitar que a Google recolha informação dos conteúdos que utiliza dos serviços da empresa para personalização de publicidade.
Antes de mais, necessita de ter o login realizado na sua conta da Google, sendo que em seguida deve aceder ao site de “Personalização de anúncios”.
Dentro desta página deverá encontrar a opção “A personalização de anúncios está ATIVADA”.
Para desativar a personalização de anúncios bastará desmarcar esta opção. O Google irá apresentar uma mensagem de alerta a informar que os conteúdos de publicidade deixarão de ser personalizados, ao qual basta aceitar os mesmos.
Feito isto a Google irá deixar de recolher a informação sobre os seus hábitos de navegação ou gostos, e a publicidade deixará de ser criada com base nessas personalizações. Isto não irá fazer com que veja menos publicidade pela Internet, mas essa publicidade irá agora deixar de ser relevante para o utilizador – e a Google não irá recolher os seus dados para a mesma.
Isto não irá dar total controlo sobre a sua privacidade online, no entanto, é um primeiro passo para que menos informação seja recolhida pela empresa para efeitos de publicidade. Tendo em conta que a rede de publicidade da Google é uma das maiores atualmente existentes na Internet, existe uma forte possibilidade que esta medida venha a ter um grande impacto no final.
Além disso, a medida não afeta o rendimento dos criadores de conteúdos que visite regularmente, já que a publicidade ainda irá ser apresentada sobre os mesmos – ao contrário do que aconteceria ao usar um bloqueador de publicidade.