Clubhouse desmente possível roubo de dados dos utilizadores

Clubhouse

Recentemente o ClubHouse esteve sobre algumas críticas, depois de algumas fontes terem revelado existir o potencial para uma base de dados com centenas de utilizadores da plataforma ter sido comprometida.

O caso começou por ser relatado pela plataforma CyberNews, que indicava ter descoberto uma base de dados SQL contendo diversa informação pessoal associada a utilizadores na plataforma, à venda na dark web. Apesar de o leak de informação conter alguns dados pessoais, como Ids dos utilizadores, nomes e perfis do Instagram e Twitter, não aparentavam existir dados considerados como sensíveis, nomeadamente números de cartões de crédito, telefones ou senhas.

Apesar de o Clubhouse não ter respondido de imediato ao incidente, surgem agora novas informações por parte da plataforma. De acordo com o portal The Verge, o CEO do Clubhouse, Paul Davison, veio agora confirmar que a informação fornecida pela fonte seria falsa.

O executivo afirma que nenhuma informação do Clubhouse terá sido comprometida, indicando ainda que todas as informações indicadas são dados públicos acessíveis em todos os utilizadores da plataforma, e que não ocorreu qualquer género de roubo de dados.

Além disso, Davison apelida ainda o artigo criado pela fonte original como falso, enganador e criado para espalhar receios sobre o uso da aplicação.

É importante relembrar que estas informações surgem numa altura em que a comunidade e Internet em geral ainda se encontram a avaliar os danos causados pelo recente vazamento de dados do Facebook, onde mais de 533 milhões de utilizadores poderão ter sido afetados.