Investigadores pretendem colocar sensores de COVID em smartphones

Smartphone

Ao longo da pandemia, os smartphones têm vindo a ser usados para os mais variados fins na tarefa de deteção e também prevenção contra o COVID. E agora alguns cientistas pretendem passar para algo mais dedicado para esse fim.

Um conjunto de investigadores da General Electric encontra-se a desenvolver uma forma de integrar em futuros smartphones um conjunto de sensores que poderão ser usados para detetar o COVID-19 perto do dispositivo – e consequentemente dos utilizadores.

Segundo os investigadores, o conceito passa por desenvolver um conjunto de sensores que podem ser integrados nos futuros smartphones, e que teriam a capacidade de analisar as nano partículas associadas com o vírus do COVID, alertando o utilizador caso tenha estado exposto às mesmas.

sistema deteção do covid

Tendo em conta que a maioria dos utilizadores mantêm os smartphones próximos de sim a todo o tempo, este mecanismo pode ajudar a alertar e evitar a propagação do vírus em larga escala. Os sensores seriam adaptados para detetar apenas as partículas associadas com o COVID, e não outro género de partículas que possam encontrar-se no ar.

Os investigadores acreditam que podem reduzir o tamanho dos sensores para serem capazes de se integrar dentro de um smartphone, smartwatch ou em gadgets nas casas dos utilizadores.