Malware Joker infeta 500.000 dispositivos Huawei pela AppGallery

Malware Android

A AppGallery da Huawei é uma das principais formas de os utilizadores de dispositivos Huawei descarregarem apps para os seus equipamentos mais recentes, sobretudo depois de a empresa chinesa ter sido bloqueada de usar os serviços da Google – e consequentemente a Play Store.

Apesar do crescimento que a loja de apps da Huawei tem vindo a sentir, ainda existem situações onde apps maliciosas conseguem contornar a segurança e chegar aos utilizadores finais. Foi o recente caso descoberto pelos investigadores da empresa Doctor Web.

Segundo os investigadores, foram descobertas na AppGallery várias apps infetadas com o malware Joker, conhecido por subscrever a serviços premium nos dispositivos dos utilizadores e abrirem portas para sistemas automáticos de notificação via SMS.

exemplo de apps maliciosas

De acordo com os investigadores, o malware encontrava-se em mais de 8 apps disponíveis na AppGallery, e instalada em cerca de 538.000 dispositivos Huawei no total combinado. As apps variavam entre teclados, apps de edição de fotos e pequenos jogos. A lista completa das apps afetadas pode ser verificada no seguinte link.

Se possui no seu dispositivo alguma destas apps, a recomendação será que proceda com a sua remoção imediata.