Spotify pode usar dados de voz para publicidade direcionada

Spotify

Recentemente o Spotify anunciou que iria lançar o seu novo assistente dedicado para a sua aplicação de streaming, que iria permitir aos utilizadores realizarem diversos comandos usando apenas a voz para tal – um pouco como acontece com a Siri e Google Assistente, mas focado apenas para o Spotify.

Apesar de a funcionalidade ser certamente útil para alguns utilizadores, e de ter também começado a ser fornecida para algumas contas nos EUA, começam agora a surgir algumas informações que podem não agradar a todos.

De acordo com a publicação do Spotify no seu blog oficial, apesar de o processamento dos dados recolhidos ser feito com base na política de privacidade da empresa, esta informação pode agora vir a ser usada para fornecer anúncios personalizados para os utilizadores.

Ou seja, segundo revela o portal Engadget, o Spotify pode começar a usar os dados de voz recolhidos pela funcionalidade de assistente na plataforma como meio de obter anúncios personalizados para cada utilizador – com base, por exemplo, nos pedidos feitos de músicas.

Esta recolha de informações já começou a causar também alguma controvérsia sobre alguns grupos defensores da privacidade dos utilizadores, já que os dados passam assim a ser usados para fins de publicidade.

Até ao momento ainda não é claro se o Spotify vai usar de imediato os dados de voz recolhidas pelo seu assistente para efeitos de publicidade direcionada, no entanto não seria de estranhar ver a empresa a aplicar esta medida – ainda mais tendo em conta que é algo que também ocorre em outras plataformas, e uma grande parte do negócio do Spotify surge também sobre a publicidade que fornece na sua plataforma para contas gratuitas.