Apple coloca mais publicidade dentro da App Store após lançamento do iOS 14.5

Apple App Store

Recentemente a Apple lançou a sua mais recente versão do iOS 14.5, sendo que uma das novidades do mesmo seria no sistema de controlo da recolha de dados por parte das apps no sistema.

Esta proteção pretende garantir mais privacidade aos utilizadores, limitando a recolha de dados das apps com o objetivo de usar os mesmos para fins de publicidade direcionada. Apesar de a funcionalidade ter sido recebida com algum sucesso – para desagrado de plataformas como o Facebook – a Apple agora também implementou algumas alterações algo controversas sobre a App Store.

A App Store conta com o seu próprio sistema de publicidade, que até agora permitia aos programadores publicitarem as suas apps no sistema de pesquisa da empresa. Porém, após ter sido disponibilizada a nova versão do iOS 14.5, a Apple começou a abrir um novo espaço onde os programadores podem colocar as suas apps em promoção, diretamente na aba de pesquisa.

Ou seja, com esta novidade, existem agora dois espaços publicitários dentro da App Store, que podem ser usados pelos programadores para divulgarem as suas apps a terceiros. Algumas fontes apontam que esta novidade surge exatamente num dos períodos mais propícios para a Apple, já que vai permitir à empresa aproveitar o destaque que a nova versão do iOS está a trazer.

No entanto, a medida veio também trazer alguma controvérsia, já que afinal a empresa está praticamente a duplicar o número de publicidade que se encontra dentro da App Store. Até agora, a única publicidade existente no serviço encontrava-se a nível das pesquisas por determinados termos, mas agora bastará abrir a aba de pesquisa da loja para surgir publicidade específica para os utilizadores.