Hubble desliga-se devido a problema de memória no seu computador de 1980

Hubble

A NASA revelou que a Hubble Space Telescope verificou recentemente uma falha que terá levado à desativação da mesma.

De acordo com o comunicado da agência espacial, o caso terá acontecido no passado dia 13 de Junho, onde o satélite começou a apresentar algumas falhas até eventualmente desligar por completo. Segundo os investigadores, depois de se analisar os dados, chegou-se à conclusão que a falha foi causada por um módulo de RAM com defeito – o que não será de estranhar, tendo em conta que o sistema presente no telescópio data de quase 1980.

A equipa de investigadores ainda terá tentado reiniciar os sistemas e usar os módulos de memória alternativos em backup, mas o procedimento não foi realizado com sucesso. A agência encontra-se já a realizar a tarefa de substituir o modulo com defeito, bem como analisar mais possíveis pontos de falha para evitar situações similares no futuro.

É importante relembrar que os sistemas presentes no Hubble datam de quase 1980, sendo que o sistema principal conta com quatro módulos independentes de memória de 64KB. Estes módulos operam de forma independente entre si, e onde apenas um é usado de cada vez, ficando os restantes inativos para o caso de serem necessários como backup. A última vez que o satélite tinha passado por manutenções aconteceu em meados de 2009.