Melhore a segurança do Chrome ao ativar esta simples configuração

O Google Chrome é um dos navegadores mais usados por toda a internet. Isto deve-se não apenas ao desempenho do mesmo, mas também a todas as funcionalidades que estão integradas neste.

Durante a navegação pela Internet, a segurança é um ponto fundamental a ter em conta. E apesar de o Chrome contar com algumas funcionalidades úteis para ajudar nessa tarefa, existe ainda algum espaço de manobra que os utilizadores podem por em prática.

A “Navegação segura” é uma funcionalidade do Chrome bastante útil, que ajuda a analisar possíveis sites maliciosos e ficheiros indesejados que podem ser descarregados pelo navegador. No entanto, este sistema pode ser ligeiramente melhorado com um pequeno passo. Vamos analisar como em seguida:

1- Aceda às Definições do Chrome

2- Dentro das mesmas, navegue até à secção “Privacidade e segurança” > “Segurança”

definições do chrome em segurança

3- Na secção “Navegação segura”, selecione a opção “Proteção Melhorada”

proteção melhorada do chrome

Mas o que muda exatamente com isto?

Por padrão, o Chrome encontra-se com a Navegação Segura sobre a “Proteção padrão”, que fornece as principais funcionalidades de segurança no navegador, como o bloqueio de sites maliciosos.

No entanto, este nível baseia-se numa proteção geral que evita usar os sistemas de notificação da Google para analisar possíveis ameaças mais recentes. Como exemplo, os sites de phishing identificados pelo sistema são, basicamente, uma lista que é descarregada localmente para o sistema de tempos a tempos – e não atualizada em tempo real.

Ao alterar para o nível de “Proteção Melhorada”, o navegador vai usar os serviços online da Google para ajudar a identificar ameaças mais rapidamente e, praticamente, em tempo real. Por exemplo, os sites que o utilizador visita são primeiro analisado pela base de dados online da Google, de forma a identificar possíveis conteúdos maliciosos.

Além disso, este sistema ajuda também a prever e prevenir possíveis roubos de dados ou senhas comprometidas, analisando a possibilidade de tal ocorrer num determinado website. Existe ainda a melhoria ao nível da proteção contra extensões maliciosas e de fontes desconhecidas, bem como a analise regular das senhas do utilizador guardadas no navegador, para identificar as que possam ter sido comprometidas.

Tecnicamente existe uma penalidade com esta opção: mais informação será enviada para os servidores da Google – mesmo que seja apenas para efeitos de verificação. Mas é um preço a pagar para quem pretenda mais segurança durante a navegação do dia a dia.

Para quem use o Chrome de forma considerável e aceda regularmente a sites que podem ser desconhecidos, ativar a Proteção melhorada é um primeiro passo para garantir mais segurança online.