Apple limitou a velocidade do A15 no novo iPad Mini
Recentemente a Apple revelou o seu novo iPad Mini, que surge também com o mais recente chip da empresa, o A15 Bionic. Este modelo surge como uma alternativa para quem pretenda um tablet para o dia a dia, mas não pretenda os modelos regulares da empresa.
No entanto, a Apple parece ter realizado algumas mudanças sobre o processador para o tornar mais apropriado para o tablet. Apesar de usar o mesmo A15 Bionic que se encontra no iPhone 13, a Apple parece ter decidido reduzir o desempenho do mesmo para o tablet.
De acordo com os testes de benchmark feitos sobre o novo iPad Mini, e comparando os mesmos com o iPhone 13, a Apple parece ter reduzido a velocidade de clock do chip no tablet, passando para os 2.9 GHz – invés dos 3.2 GHz que se encontra no iPhone 13.
Segundo os testes feitos, isto resulta numa redução de desempenho entre 2 a 8%, conforme as tarefas que estejam a ser feitas.
Nos testes realizados, o iPad Mini obteve uma pontuação de 1592 pontos nos testes de single-core e 4494 nos testes multi-core. Em comparação, o iPhone 13 Pro obteve 1730 e 4583 respetivamente.
De notar, no entanto, que mesmo com a velocidade de clock mais reduzida, o desempenho do mesmo em single core ainda é superior no iPad Mini, mas continua a ser uma limitação a nível de multi core – que será mais importante para a maioria das aplicações.
De relembrar que quando a Apple revelou o novo chip A15 a empresa referiu que o mesmo teria um desempenho até 50% superior aos modelos das rivais – que apesar de não se indicar quais os modelos a empresa estaria a referir, é seguro dizer que seria o Snapdragon 888 da Qualcomm.