Autoridades vão começar a investigar mais as “stablecoins”

tether stablecoin

As stablecoins são muitas vezes consideradas versões “seguras” das criptomoedas, e uma das alternativas para quem pretenda ter uma forma simples e estável de entrar no mercado das criptomoedas em geral.

Uma das stablecoins mais populares é, sem dúvida, a Tether. Até agora, estas criptomoedas tinham vindo a ser consideradas relativamente estáveis e seguras, mas não deixa de lado a existência de algumas críticas e situações controversas.

Apesar de terem passado ao lado das autoridades durante algum tempo, segundo revela o portal Bloomberg, as autoridades norte-americanas vão agora começar a analisar melhor as stablecoins mais conhecidas.

As autoridades devem começar a regularizar e investigar melhor este género de criptomoedas. Um dos principais receios das autoridades será que este género de criptomoedas, apesar de ser considerado seguro e estável, se tiverem atividades irregulares podem também causar um grande colapso do mercado financeiro – que pode ter impacto não apenas no mercado das criptomoedas em geral, mas também no sistema financeiro tradicional.

Um dos casos de maior análise será sobre a Tether, que é uma das stablecoins que por mais problemas tem vindo a passar nos últimos tempos, sobretudo devido às práticas da empresa responsável pela gestão da mesma. Existem ainda provas concretas que a organização por detrás da Tether não possui a melhor gestão, e que existe a possibilidade de um total colapso do mercado caso sejam confirmadas as situações de irregularidade.

De relembrar que a Tether é uma das maiores stablecoins atualmente existentes, sendo até mais popular do que muitas outras criptomoedas. Um colapso desta moeda iria ter um grande impacto para o mercado em geral, devido à própria dimensão da mesma.