Código fonte da marca “Puma” terá sido roubado em ataque
A Puma é uma das maiores marcas de roupa desportiva no mercado, mas isso não impede que a empresa tenha também a sua dose de problemas no que respeita a ciberataques. E recentemente esta confirmou ter sido o alvo de um.
De acordo com o portal TheRecord, a Puma terá confirmado ter sido vitima de um ataque, onde o código fonte de algumas das suas aplicações internas terá sido obtido por terceiros e encontra-se agora a ser partilhado online.
Robert-Jan Bartunek, porta-voz da empresa, confirmou o ataque tendo indicado que o código fonte obtido dizia respeito apenas a algumas aplicações internas da empresa, usadas para a gestão da marca e de encomendas. No entanto, nenhuma informação sensível ou de clientes terá sido comprometida.
Por sua vez, o hacker responsável pelo ataque afirma ter mais de 1 GB de dados da Puma, tendo partilhado algumas imagens dos conteúdos. De acordo com as imagens reveladas, estes conteúdos aparentam ter sido retirados de sistemas GIT da empresa – possivelmente através de alguma conta comprometida de programadores da marca ou um dos servidores da empresa comprometidos.
O código fonte encontra-se agora disponível sobre a dark web para venda para possíveis interessados, sendo que o hacker afirma ainda não ter sido contactado pela empresa para possível resgate dos ficheiros e para evitar a sua publicação online.