Edward Snowden apela utilizadores a deixarem a ExpressVPN

Tweet de Edward Snowden

Durante a semana passada, a plataforma da ExpressVPN foi adquirir pela empresa Kape, levantando questões nível da privacidade dos dados dos utilizadores. E agora até mesmo o reconhecido ex-funcionário da NSA Edward Snowden veio confirmar as suas dúvidas sobre o uso deste serviço.

A partir do Twitter, Edward Snowden deixou uma mensagem clara para todos os utilizadores da ExpressVPN, apelando para que os mesmos deixem de usar o serviço. Em causa encontra-se a privacidade dos utilizadores depois da aquisição da plataforma pela empresa Kape, e onde um dos executivos da ExpressVPN, Daniel Gericke, possui ligações diretas com as autoridades governamentais dos Emirados Árabes Unidos.

Gericke estariam associado com um grupo de autoridades dos Emirados Árabes Unidos focado na espionagem de utilizadores e ataques direcionados, no que é conhecido apenas como “Project Raven”.

Curiosamente, a ExpressVPN parece não ter negado que o seu executivo trabalhou diretamente nas autoridades deste pais, alegando apenas que a empresa possui conhecimento das ligações de Gericke com as autoridades em trabalho anterior – trabalho esse que já teria terminado.

Em todo o caso, a recente aquisição pela Kape, a agora revelação de Edward Snowden e todas as dúvidas a nível dos utilizadores sobre a privacidade levantam sérias questões para o que é uma das plataformas VPN mais reconhecidas a nível mundial.