Estudo aponta que 99% de desinformação sobre o clima não é verificada no Facebook

Natureza

O Facebook tem vindo a ser uma das principais plataformas por onde a desinformação circula em larga escala, e não será apenas relativamente à recente pandemia. Existe desinformação sobre vários outros temas, e um dos que tem vindo também a ganhar destaque encontra-se relacionado com o clima.

De acordo com um recente estudo realizado pelo grupo “Friends of the Earth” é demonstrado como a rede social continua a permitir que falsas informações relacionadas com o clima e aquecimento global continuam a circular dentro da plataforma – apesar das indicações da empresa em como realiza exatamente o contrário para combater estes casos.

O grupo em questão analisou especificamente as falsas informações partilhadas na plataforma depois do incidente que ocorreu no Texas, e que deixou uma boa parte da região com falhas de eletricidade durante um dos períodos mais frios do Inverno nos EUA, em Fevereiro.

De acordo com o estudo, o Facebook aplicou medidas de restrição por falsa informação a apenas 0.9% dos conteúdos partilhados com mais interação na rede social e analisados pelo grupo. A maioria dos conteúdos diziam respeito a falsa informação sobre como as quebras de energia tinham sido causadas pelo uso de energias renováveis na região, o que foi amplificado por várias páginas e grupos de desinformação na plataforma.

O estudo aponta que tanto o Facebook como várias outras plataformas online necessitam de aplicar medidas mais drásticas para prevenir a propagação de falsas informações sobre este género de questões –  não apenas relacionadas com a pandemia, mas também com outros temas que possam surgir no dia a dia dos utilizadores.

Entre algumas das medidas que deveriam ser implementadas encontra-se o bloqueio de conteúdos de desinformação em plataformas que sejam reconhecidas como a partilha de tal, bem como a própria promoção desses conteúdos em larga escala, o que muitas vezes acontece usando as próprias ferramenta de publicidade da empresa.

Em resposta a este estudo, o Facebook afirma que se encontra a realizar várias medidas para combater a desinformação dentro da plataforma relacionadas com o clima e aquecimento global, tendo mesmo realizado várias campanhas para tal – dando como exemplo o recente investimento de 1 milhão de dólares num programa de verificação de factos associados com o clima.