França bane Office 365 de computadores do governo

Bandeira de frança

As autoridades francesas aplicaram novas medidas para banir de todos os sistemas do governo o uso do Office 365, sobre alegações que os dados armazenados na Microsoft poderiam vir a ser usados para práticas fora das regras da União Europeia relativas à privacidade.

De acordo com o portal Acteurs Publique, a medida apenas se aplica aos serviços cloud da empresa, sendo que ainda é possível usar os sistemas do Office de forma local. As autoridades consideram que a Microsoft não segue as regras necessárias para garantir a segurança de dados dos utilizadores com o uso dos seus serviços cloud, de acordo também com a legislação francesa.

Em França existe uma legislação completamente dedicada para garantir a segurança de dados em serviços cloud sobre infraestruturas consideradas como críticas para o governo local, protegendo a privacidade dos cidadãos e também das entidades.

Tendo em conta que a Microsoft é uma empresa sediada nos EUA, e portanto, sobre as leis deste pais, as autoridades francesas acreditam que as mesmas podem sobrepor-se às leis criadas em França, e como tal isso pode ir contra as regras criadas originalmente. Uma das medidas que coloca mais receio sobre França encontra-se na possibilidade de o governo dos EUA poder ter acesso a qualquer dado que se encontre nos serviços cloud da empresa da Microsoft – algo que a lei local o permite.

No final, o uso de software offline da Microsoft ainda é permitido, mas qualquer uso de software online da Microsoft encontra-se agora banido das plataformas das autoridades de França.

De notar que o governo local possui um conjunto de empresas que estão certificadas para armazenamento de dados em França, sobretudo por terem as suas infraestruturas sediadas também no pais. Entre estas encontra-se a Oodrive, 3DS Outscale e OVHcloud