Starlink pode deixar o estado “Beta” durante o próximo mês

Starlink

O serviço de internet por satélite da SpaceX, o Starlink, não deverá manter-se em formato de testes por muito mais tempo. Pelo menos esta é a ideia que Elon Musk deixou recentemente numa das suas mensagens no Twitter.

De acordo com Musk, a Starlink encontra-se na sua fase final de desenvolvimento, e deve sair do “Beta” possivelmente no próximo mês. Ou seja, possivelmente em meados de Outubro o serviço deverá deixar de lado o estatuto de “testes”, e deverá ser considerada uma plataforma estável para uso do dia a dia, além de que é possível também que venha a ser alargado para mais países.

De relembrar que a empresa tinha ideias de cobrir praticamente todas as regiões do planeta até finais de Setembro. Atualmente a plataforma ainda se encontra disponível apenas na América do Norte e em diversas partes da Europa – incluindo Portugal.

A empresa afirma já ter enviado mais de 100,000 satélites do Starlink para o espaço, com o objetivo de aumentar a área de alcance da plataforma e permitir que mais utilizadores possam aderir ao mesmo.

No entanto, ainda existem várias questões sobre o sucesso desta plataforma. Apesar de a ideia de internet a partir de satélite ser interessante, sobretudo pelas velocidades alcançadas, é também importante ter em conta o preço, que pode ser consideravelmente limitativo para muitos utilizadores. O plano fornecido atualmente começa em quase 100 euros por mês, além do custo do hardware, que se encontra em quase 500 euros.