Tesla pretende usar laser para remover detritos do para-brisas
Desde meados de 2019 que a Tesla tem vindo a tentar construir um novo sistema de limpeza dos para-brisas dos seus veículos. Mas parece que os planos da marca estão finalmente a começar a ser colocados em prática.
Pelo menos é isso que aparenta uma recente patente da marca, que poderá agora começar a usar um sistema de laser para remover detritos do para-brisas, invés das escovas tradicionais.
De acordo com o portal Electrek, a patente descreve um sistema de limpeza usando raios laser, que é mais eficaz do que as escovas tradicionais para a limpeza de lixo do vidro. Apesar de o objetivo da patente ser o uso em para-brisas, na realidade esta tecnologia pode ser utilizada em qualquer material que tenha na sua base o vidro.
O sistema não pretende substituir as escovas por completo, já que estas ainda seriam necessárias para situações como a limpeza de água da chuva. Invés disso, será focada em remover detritos mais persistentes, e que a simples escova pode não ser capaz de remover.
O sistema funciona através de dois pequenos “lançadores”, colocados no capo, que emitem raios laser para o detrito no vidro. Isto permite que o mesmo se “desintegre” e fique mais fácil de ser limpo posteriormente.
Apesar da patente estar registada pela marca, até ao momento não existe nenhuma confirmação que a mesma venha realmente a ser aplicada nos veículos. Apenas pela empresa registar uma patente isso não indica que venha propriamente a ser usada nos seus produtos finais.