Android a funcionar no Windows 11 surge em novas imagens

Windows 11 com apps do Android

O Windows 11 chegou com um conjunto de novidades interessantes para os utilizadores, incluindo a promessa de que seria possível correr aplicações do Android de forma nativa no mesmo. Infelizmente, esta foi também uma das funcionalidades que a Microsoft não disponibilizou de imediato.

Invés disso, a empresa optou por adiar o lançamento desta funcionalidade, alegando que necessita de ser mais trabalhada antes de chegar aos consumidores. O Android Subsystem for Windows encontra-se previsto de entrar em fase Beta durante ainda este ano, e algumas imagens do mesmo podem agora ter sido reveladas.

A Microsoft encontra-se a juntar à Amazon para fornecer a capacidade de correr apps nativas no Windows 11, e recentemente começaram a surgir imagens do que poderá ser o funcionamento deste sistema.

Sabe-se que a Microsoft irá usar uma versão adaptada do Android Open Source Project, sem acesso aos serviços da Google, mas que irá permitir correr todas as apps que se encontram na loja da Amazon sem problemas – bem como apps instaladas de forma direta no sistema via APK.

As imagens reveladas não descrevem muito, mas apontam como a Microsoft se encontra a testar este novo subsistema em Android dentro do Windows 11. Nas mesmas é possível ver algumas apps chinesas abertas e como se integram no Windows.

Wechat no windows 11

É possível confirmar que a Microsoft parece estar a dar atenção ao suporte de múltiplas janelas abertas, possivelmente para permitir aos utilizadores interligar diferentes apps e usar as mesmas ao mesmo tempo.

apps Android no windows 11

Além disso, as apps de Android irão funcionar praticamente de forma idêntica ao que se encontra nas apps tradicionais do Windows, portanto será possível ajustar as mesmas no ecrã, colocar na barra de tarefas, entre outras funcionalidades.

Até ao momento ainda se desconhece quando a Microsoft espera lançar esta funcionalidade para todos.