Instagram terá gasto milhões de dólares para “não perder os jovens”
O Instagram é uma das plataformas mais populares atualmente, sendo que os dados mais recentes apontam que a mesma teve mais de mil milhões de utilizadores ativos o ano passado. Existem alguns setores que são mais importantes para a plataforma, e sem dúvida que os jovens são um dos principais focos da mesma.
No entanto, nos últimos meses surgiram também notícias menos boas para o serviço, sobretudo em documentos que demonstram que a rede social tinha conhecimento de estudos onde era apontado que os conteúdos da plataforma poderiam ser prejudiciais para alguns utilizadores e para a sua imagem, sobretudo para jovens e raparigas.
As revelações partiram de uma ex-funcionária da rede social, que terá confirmado como o Facebook coloca em prioridade as decisões que gerem mais dinheiro para a plataforma, invés das que sejam mais recomendadas para a saúde dos utilizadores em geral.
No entanto, novos documentos parecem demonstrar que a plataforma também parece preocupada em manter ao máximo os utilizadores jovens no serviço. Segundo os dados do New York Times, o Instagram terá gasto milhões de dólares em marketing para atrair os jovens para o serviço, e com vista a garantir uma boa imagem para a rede social.
O portal refere um exemplo concreto de um memorando interno do Instagram, criado no final de 2020, e onde a rede social apela à criação de publicidade para um público alvo em torno dos 13 até 17 anos. O memorando afirma mesmo que caso o Instagram perca o público mais novo, reduz drasticamente a capacidade de atrair novos utilizadores.
É possível que este investimento nas categorias mais jovens de utilizadores também se deva ao sucesso que plataformas rivais têm vindo a ter, como é o caso do TikTok. Numa tentativa de atrair mais utilizadores, o Instagram tem vindo a integrar algumas novas funcionalidades focadas no Reels e Stories, para rivalizar diretamente com o TikTok, ao mesmo tempo que mantêm os utilizadores na plataforma.