MacBook Pro (2021): potencia e novo design, conheça as novidades!
Durante o evento de hoje, a Apple veio finalmente revelar a sua nova geração do MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, que contam com bastantes novidades, tanto no interior como exterior.
A nova geração dos portáteis da Apple marcam a chegada também dos novos chips M1 Pro e M1 Max, que a empresa revelou no mesmo evento, e surgem com ainda mais promessas de melhorias no desempenho sem comprometer a autonomia.
Para começar, uma das grades mudanças pode ser vista logo ao abrir os novos MacBook Pro: a Touch Bar deixa de existir. No entanto, em contrapartida, os novos modelos contam com ainda mais portas para ligação externa, além do retorno da MagSafe.
Os novos modelos contam com uma porta HDMI, um leitor de cartões SD e a nova ligação de MagSafe para o carregamento – herdada da geração antiga de portáteis da empresa. Conta ainda com três portas USB-C e entrada para auriculares.
No ecrã será onde existe outra mudança, herdada desta vez dos iPhones: a notch. Os novos ecrãs contam com uma notch no topo, onde se encontra a câmara frontal e todos os sensores, permitindo também à empresa diminuir a borda do ecrã em toda a restante estrutura.
Os novos MacBook Pro encontram-se disponíveis nos tamanhos de 14 e 16 polegadas, com ecrãs Mini LED que suportam ainda a tecnologia ProMotion e taxas de atualização até 120Hz. Esta taxa de atualização, no entanto, é modificada automaticamente conforme a atividade do utilizador – e para poupar bateria – mas é possível configurar as mesmas para serem permanentes.
O ecrã conta ainda com um brilho máximo de 1600 nits e um vidro protetor antirreflexo, pensado para o uso ao ar livre e para evitar distrações visuais.
O MacBook Pro com o processador M1 Pro pode suportar até dois ecrãs Pro Display XDR externos, sendo que o M1 Max permite até três Pro Display XDR e um ecrã 4K.
A Apple afirma ainda que as bordas laterais do ecrã possuem apenas 3,5 mm, tirando a notch na parte superior do mesmo. Na notch encontra-se uma câmara que permite gravar em 1080p e possui uma abertura de f/2.0, bem como um sensor de maiores dimensões, para capturar mais luz em ambientes mais escuros – de notar, no entanto, que não se encontra disponível o FaceID da Apple, sendo que a webcam é apenas para essa tarefa.
No interior encontram-se ainda três microfones de “qualidade de estúdio”, juntamente com seis colunas distribuídas pela estrutura, com suporte ao Spatial Áudio.
Com o desaparecimento da Touch Bar, encontram-se agora disponíveis os novos botões de funções, para mais rapidamente realizar tarefas dentro do sistema operativo. Na parte superior do teclado encontra-se ainda o leitor Touch ID, que permite ligar e desbloquear o dispositivo.
A nível de armazenamento, os discos SSD possuem uma velocidade de 7,4 GB/s, sendo que a Apple afirma que os dispositivos podem suportar até 8TB de armazenamento interno. A nível da autonomia, a Apple promete 17 horas de reprodução de vídeo no modelo de 14 polegadas, e até 21 horas no modelo de 16 polegadas.
Ambos os modelos devem encontrar-se disponíveis durante o dia de hoje para pré-encomenda, chegando ao mercado no dia 26 de Outubro. Os preços começam nos 2249 euros para o modelo base de 14 polegadas:
- MacBook Pro 14 Polegadas (M1 Pro, CPU 8 núcleos, GPU 16 núcleos, 512 GB): 2.249 euros.
- MacBook Pro 14 Polegadas (M1 Pro, CPU 10 núcleos, GPU 16 núcleos, 1 TB): 2.748 euros.
- MacBook Pro 16 Polegadas (M1 Pro, CPU 10 núcleos, GPU 16 núcleos, 16 GB RAM, 512 GB SSD): 2.749 euros.
- MacBook Pro 16 Polegadas (M1 Pro, CPU 10 núcleos, GPU 16 núcleos, 16 GB RAM, 1 TB SSD): 2.979 euros.
- MacBook Pro 16 Polegadas (M1 Max, CPU 10 núcleos, GPU 32 núcleos, 32 GB RAM, 1 TB SSD): 3.849 euros.