Melhore o desempenho do Windows 11 ao desativar o Virtualization-Based Security (VBS)

Windows 11

O Windows 11 chegou, e está cada vez mais a ser instalado em novos dispositivos. Seja com suporte a nível do hardware ou não, a verdade é que a versão final do sistema encontra-se em cada vez mais computadores.

No entanto, ainda existem problemas que a Microsoft se encontra a tentar resolver. Um deles encontra-se relacionado com o desempenho do sistema. Muitos utilizadores notaram que, depois do upgrade do Windows 10 para o 11, o sistema encontra-se consideravelmente mais lento.

Em parte, isso pode acontecer devido ao sistema conhecido como “Virtualization-Based Security” (ou apenas como VBS). Este novo sistema do Windows 11 protege alguns processos vitais do sistema operativo contra malware, e pode ser uma ajuda preciosa quando um sistema for infetado – ou até para prevenir tal atividade.

Esta funcionalidade encontra-se desativada na maioria dos casos, mas em alguns sistemas pode estar ativa por padrão, comprometendo seriamente o desempenho final dos sistema para outras atividades. Apesar de ser um extra de proteção, para quem use um software de segurança atualizado, não é inteiramente um problema desativar.

Para desativar esta funcionalidade, comece por abrir a aplicação de “Segurança do Windows”, e em seguida:

1- Aceda à opção do menu “Segurança do dispositivo”

segurança do dispositivo no Windows

2- Selecione “Detalhes do Isolamento do Núcleo”

3- Em “Integridade de Memória”, coloque a opção como desativada.

Feito isto, reinicie o sistema. Em principio a funcionalidade deverá ser desativada sem problemas, e é possível que sinta imediatamente as diferenças a nível do desempenho em algumas aplicações.