Qualcomm sai-se mal com brincadeira no Twitter contra a Google

chip da Qualcomm Snapdragon

Parece que cada vez mais os fabricantes de smartphones estão a adotar os seus próprios chips invés de usarem alternativas, como os chips da Qualcomm.

Se até agora a Qualcomm tinha vindo a manter-se numa posição algo privilegiada, onde a maioria dos smartphones lançados no mercado tinham os chips da mesma, isso tem vindo a mudar ao longo dos últimos tempos.

Cada vez mais fabricantes estão a adotar os seus próprios chips. A Apple já o fazia faz algum tempo, mas a Google foi uma das primeiras que adotou a medida, passando a usar o seu chip Tensor nos novos Pixel 6. A Samsung também se encontra a começar a adotar mais dispositivos para a linha Exynos do que para os que possuem os chips Snapdragon.

Obviamente, isto não deve deixar a Qualcomm muito feliz, e deverá ter sido um dos motivos pelos quais a empresa recentemente aproveitou uma onda viral no Twitter para uma pequena deixa sobre essas empresas.

A mensagem cita uma empresa a afirmar que decidiu fazer os seus próprios chips invés de usar os da Snapdragon, seguindo-se um conjunto de bandeiras vermelhas. Para quem não sabe, nos últimos dias o Twitter tem vindo a ser bastante popularizado por estas bandeiras, que simbolizam o “Red Flag”, ou sinais de alerta, sobre as mais variadas situações.

mensagem da qualcomm no twitter

Basicamente, a empresa estaria a dizer que usar chips dedicados invés de Snapdragon era um sinal de alerta. Apesar de não ter sido deixado qualquer nome sobre a quem a empresa se referia, é claro que o foco seria para a Google.

A reação do público a esta mensagem, no entanto, não foi a melhor. Muitos criticam a empresa e apontam que a mudança já deveria ter sido feita há mais tempo, dando assim mais controlo para os fabricantes e não apenas para uma marca. Além disso, outros apontam como a Qualcomm tem a tendência de não facultar os componentes necessários para reparações ou torna a tarefa consideravelmente mais complicada para programadores.

Seja como for, parece que a empresa não se encontra muito agradada que cada vez mais fabricantes estejam a tentar usar chips dedicados invés de usarem as suas opções, algo que deve vir a alargar-se ainda mais nos próximos tempos.